terça-feira, 14 de maio de 2013

Ponta de Humaitá, Sorveteria da Ribeira e Igreja do Senhor do Bonfim

Ponta de Humaitá



FONTE: http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2009/02/igreja-de-mont-serrat-ponta-de-humaita.html



A Ponta de Humaitá é considerada um dos locais mais bonitos da Cidade Baixa na cidade de Salvador, pelo fato de proporcionar uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos, da Cidade Baixa e Alta e das três maiores ilhas da cidade de Salvador. Ela fica situada numa das saliências da Península Itapagipana de Salvador.


FONTE: http://www.portaldesalvadorbahia.com.br/ponta_do_humaita.html



O Farol de Humaitá, que fica situado numa das pontas da Península Itapagipana, foi o terceiro e último farol a ser construído em Salvador. A sua inauguração, segundo uma placa fixada ao lado do farol pela Marinha do Brasil, data do ano de 1935.
A palavra Humaitá, em tupi-guarani, tem significado de frase: “a pedra agora é preta”. Uma alusão ao local onde foi construído todo o complexo da Ponta de Humaitá. Um grande terreno composto de rocha de cor enegrecida que avança em direção ao mar.

O terceiro farol, como também pode ser chamado o Farol de Humaitá, embora tenha sido construído bem mais tarde que os demais, foi idealizado com a mesma finalidade de orientação marítima dos outros dois faróis. No entanto, ele é o único situado dentro da Baia de Todos os Santos. Talvez por isso, ele seja o mais baixo dos três, já que o seu campo de atuação é bem menor do que o dos outros faróis da cidade. 

Outra particularidade desse Farol é o fato dele ser o único dos três faróis que está situado dentro das águas do mar. Enquanto o Farol da Barra ocupa o terraço do Forte de Santo Antônio da Barra e o Farol de Itapuã, foi instalado sobre uma rampa construída especialmente para abrigá-lo, o Farol de Humaitá foi construído nas margens da praia de Monte Serrat, ao lado da balaustrada que circunda toda a Ponta de Humaitá. Com isto, quando a maré sobe, parte da estrutura do farol fica submersa.

Atualmente, o farol está sob a guarda do Parque Regional de Manutenção do Exército e faz parte do complexo arquitetônico da Ponta de Humaitá. Este complexo é constituído ainda: pelo Forte de Monte Serrat, construído em 1583; pela Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, construída originariamente em 1580; pelo Mosteiro de Monte Serrat, de 1679; pela Residência dos Padres, construída em 1619, onde morou por alguns anos o Padre Antônio Vieira; e pelo atracadouro do antigo Iate Clube de Monte Serrat. 


Fontes:

http://belezasdabahia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1845163214
http://www.portaldesalvadorbahia.com.br/ponta_do_humaita.html
http://www.curtosim.com.br/ponta-humaita
http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com.br/2009/10/ponta-do-humaita-e-um-dos-locais-mais.html
http://www.lupa.facom.ufba.br/2009/12/o-outro-farol/



Sorveteria da Ribeira



FONTE: http://www.guiadasemana.com.br/salvador/turismo/praia/praia-da-ribeira


O bairro da Ribeira é um dos 14 bairros que compõem a Península Itapagipana de Salvador, na Cidade Baixa e um dos bairros mais antigos da cidade Salvador. É banhado pelas águas da Baía de Todos os Santos e da Enseada dos Tainheiros.
É frequentada principalmente por velejadores e proporciona uma bela vista de suas ilhas e casarões antigos. A praia da Ribeira é conhecida como um dos bairros mais charmosos e boêmios da capital baiana.





FONTE: http://entretenimento.r7.com/agenda-cultural/agenda-cultural/noticias/sorvetes-dao-sabor-ao-verao-baiano-20091223.html


Um dos locais mais visitados desse famoso bairro é a Sorveteria da Ribeira. Criada pelo italiano Mario Tosta, no ano de 1931, o projeto inicial era o de ser uma pizzaria. No ano de 1964, a administração passou para o espanhol José Lourenzo que define o espaço como uma verdadeira sorveteria, atualmente tem como seu dono um fiel e antigo cliente, o senhor Francisco Lemos, que com o objetivo e o sonho de valorizar ainda mais tal ‘point’ turístico, comprou a sorveteria para preservar a sua história e transformá-la definitivamente em uma grife da cultura de Salvador.



FONTE: http://maisdesalvador.wordpress.com/


Para se chegar até a Sorveteria, é bastante fácil pelo fato de existirem diversos pontos de ônibus para transporte coletivo. A Sorveteria da Ribeira está localizada no endereço: Praça Conselheiro Nabuco, nº. 87 – Ribeira, e tem como horário de funcionamento todos os dias da semana, das 09h00min horas da manhã às 22h00min horas da noite.



Fontes:
http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=3&cod_polo=19
http://www.guiadasemana.com.br/salvador/turismo/praia/praia-da-ribeira
http://www.sorveteriadaribeira.com.br/a-ribeira/historia-da-sorveteria-da-ribeira/



Igreja de Nosso Senhor do Bonfim



Fonte: http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/igrejas_de_salvador-2733-2010.shtml


A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico que está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, na Bahia. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião. É a mais popular igreja baiana. Foi erguida a partir de 1745, ano em que chegaram as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, trazidas de Portugal pelo capitão Theodózio Rodrigues de Faria, estando concluída em 1772.



Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/01/em-2013-lavagem-do-bonfim-sera-realizada-no-dia-17-de-janeiro.html


O Senhor do Bonfim é o padroeiro da Bahia e um ícone da fé baiana. A igreja atrai muitos devotos, turistas e peregrinos. A tradicional Festa do Bonfim é celebrada desde o século 18, em janeiro. O dia do padroeiro ocorre no 2º domingo, depois da Festa da Epifania do Senhor. A Lavagem (das escadarias e do adro da Igreja) do Bonfim é a mais importante festa religiosa (profana) da Bahia.

O cantor Gilberto Gil, compôs uma música em homenagem à Lavagem do Senhor do Bonfim que já se tornou um marco, para os turistas que visitam a cidade de Salvador:

Gilberto Gil – Lavagem do Bonfim

Lavagem do Bonfim, quinta-feira
Sai da Conceição da Praia a primeira
Talagada de batida na Praça Cairu
Levanta a pista ao alto o Lacerda
Mais parece um corredor que envereda
Uma pista de corrida a correr pro céu azul
Olha a vertigem, Virgem Maria!
Te segura, criatura, que o dia
Inda tá menino moço, o almoço inda tá cru
Segura bem na mão da menina
Poupa o coração, que é só na colina
Que o santo serve o caruru
Timbau, pandeiro, som de guitarra
Tanta roupa branca, tanta algazarra
Zona franca de folia, de fé, de devoção
Foto de lambe-lambe, alegria
Vai passar pelo moinho da Bahia
Mais de trinta graus de calor, amor e emoção
Lembra bem dos degraus da igreja
Guarda um pouco de suor pra que seja
Misturado às águas e às mágoas de lavar o chão
Faz tempo que passou da calçada
Segura os joelhos nessa chegada
Que o peito arde de paixão


Falar do ponto turístico Igreja do Nosso Senhor do Bonfim é falar de fé, crença, superstição n
um Estado onde, as superstições são perpétuas às pessoas e estão cravadas em seus cotidianos. A “colina sagrada” parece ser o ponto de partida e mais “importante” delas. Elas estão em toda parte. Na vestimenta; com os vendedores; no uso da fitinha do Bonfim etc.

A Igreja do Senhor do Bonfim, apesar de ter sido construída a mais de 240 anos, passou por ‘reformas’ que visavam adaptá-la aos atuais padrões necessários para toda sociedade baiana e de turistas. Uma dessas reformas foi a construção de uma rampa de acesso para pessoas com deficiência que obedece as determinações da
Lei de Acessibilidade (como é conhecido o Decreto-Lei 5.296, de 2 de dezembro de 2004.)




Fonte: http://turismoadaptado.wordpress.com/2010/12/02/igreja-do-nosso-senhor-do-bonfim-a-tradicao-da-bahia-acessivel-a-pessoas-com-deficiencia/


Em relação aos meios de acesso (transporte coletivo) possui relativa facilidade para se chegar até ela, pois tal facilidade dependerá do bairro a que o turista ou visitante esteja localizado.

A Igreja do Senhor do Bonfim está localizada na
Praça Senhor do Bonfim, s/n, bairro do Bonfim, seu horário de funcionamento é de:

Dias: 
Terça, Quarta, Quinta e Sábado (Das 6h30 às 12h e das 14 às 18h); 
Sexta e Domingo (Das 5h30 às 12h e das 14h30 às 18h).
O horário das missas:
Dias: Terça a Quinta e Sábado (Às 7h, 8h, 9h e 17h); Sexta (Às 6h, 7h, 8h, 9h e 17h); Domingo (Às 6h, 7h30, 9h, 10h30 e 17h).



Fontes:
http://www.bahiaturismo.com/salvador/bonfim.htmhttp://www.catolicismoromano.com.br/content/view/619/27/http://pt.wikipedia.org/wiki;Igreja_de_Nosso_Senhor_do_Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário