segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Lixo Marinho

O MAR PEDE SOCORRO



Fonte: globalgarbage;bahiaeconomica.


Vivemos a era dos descartáveis. A intensa utilização e descarte de materiais sólidos, como garrafas, sacolas plásticas, e tudo o que podemos imaginar pode ser encontrado no mar. Quando acontecem derramamentos de petróleo em qualquer parte do litoral ficamos bastante preocupados com as conseqüências que o fato pode levar, mas e quando descartamos um simples copo ou sacola no mar, quais são as conseqüências disso?


Podemos destacar a morte dos animais marinhos, prejuízos a atividade pesqueira, dispersão de doenças e a conseqüente diminuição do turismo com a degradação “estética” das praias.  Biólogos já encontraram pedaços de plástico e de madeira dentro dos animais encontrados ao longo da costa brasileira.


Na Baía de Todos os Santos a situação não é diferente. É notável principalmente no Porto da Barra (local mais afetado) o descarte de materiais sólidos que foram encontrados ao longo dos recifes costeiros.

Os materiais encontrados são descartes vindos da pesca e por descuido da população que trabalha e frequenta a área. Também foram encontrados materiais que possivelmente foram descartados nos períodos das festas e eventos que acontecem na praia da Barra (são cestos, abadas, frascos de perfume, fitinhas do Senhor do Bonfim entre outros). 

É preciso cuidar, para que o mar que hoje está para peixe, em um futuro próximo não esteja para o LIXO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário