domingo, 12 de maio de 2013

Campo Grande e Vitória




Ao nos reportarmos à parte mais nobre da cidade de Salvador-BA, encontramos dois bairros de magníficas estrutura e organização urbana que representam um conjunto de elementos no que tange a cultura, o turismo e a história da Salvador colonial, que são eles os bairros do Campo Grande e da Vitória.

O bairro do Campo Grande surgiu no início do século XIX em torno da Praça de mesmo nome, sofreu uma série de transformações urbanas no decorrer da sua história. A sua origem está relacionada, no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, com a passagem da Família Real Portuguesa a Salvador (1808). No início da década de 1980, foi palco da manifestação estudantil reivindicando ao aumento das passagens de ônibus, quando reprimidos pelas tropas da Polícia Militar a mando do então governador Antônio Carlos Magalhães.

Atualmente, constitui-se em um dinâmico centro cultural, com o ilustre Teatro Castro Alves – TCA (Fig. 1) e o Teatro Vila Velha (Fig. 2) - localizado no Passeio Público (Fig. 7), estes dois palcos de memoráveis espetáculos, além de outras instituições e locais a serem destacados como o Hotel da Bahia, o Palácio da Aclamação, o Forte de São Pedro, além da Praça do Campo Grande (Fig. 4) formada por um complexo de árvores centenárias.
O bairro da Vitória é tradicional, estima-se que é o metro quadrado mais caro do norte/nordeste; sua ocupação rural data do fim do século XVI, e é representado pelo notável calçamento de pedra portuguesa das calçadas que remonta à urbanização daquele trecho da Avenida Sete no século XIX. Tornou-se na década de 1940, um dos pólos de concentração de artistas e intelectuais baianos, aspecto que se intensificou nos anos seguintes à fundação da Universidade da Bahia.

As árvores seculares plantadas na via dão uma característica única a esta região de Salvador, com seus museus, dentre os quais estão o Museu de Arte da Bahia (Fig. 5), o Museu Carlos Costa Pinto e o Museu Geológico, centros culturais e palacetes. Cabe destacar, também, a presença de teleféricos e píers exclusivos para o mar, como no Apart Sol Victoria Marina localizado no bairro da Vitória.

Partindo para uma análise sistemática dos dois bairros em questão, com relação à segurança, identifiquei dois guardas municipais na Praça do Campo Grande e mais dois policiais militares na Vitória, o que não é favorável tendo em vista a complexidade e a extensão dos bairros. Quanto à acessibilidade, grande parte da calçada que abrangem os dois bairros não apresentam as mínimas condições para o trânsito de pessoas com deficiências visual e física (Fig. 3), já os dois teatros oferecem um sistema particular capaz de atender as necessidades do público em geral. Os pontos de ônibus encontrados atendem uma grande demanda, pude observar uma variedade de linhas que passam naquela região; além de pontos de táxis (Fig. 6), um dos quais, localizado na Praça do Campo Grande.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário