terça-feira, 14 de maio de 2013

Centro Histórico de Salvador


Centro Histórico de Salvador


Não há de se pensar em Salvador, sem pensar em seu Centro Histórico. O Centro Histórico de Salvador é a parada obrigatória na cidade. Pelas ruas de paralelepípedo do Centro Histórico estão uma das maiores atrações de Salvador: a cultura baiana com todas suas manifestações artísticas, música, capoeira, diversos restaurantes com a saborosa gastronomia baiana e muitas lojas que comercializam produtos típicos.
Anexo 1
Fonte:http:www.turismo.gov.br
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural da humanidade e reúne em sua área alguns dos monumentos, igrejas e arquiteturas mais expressivos da cultura baiana e brasileira, o Centro Histórico é hoje a região mais visitada pelos turistas na capital baiana e apresenta um elevado potencial para o desenvolvimento do turismo.
Encontramos no Centro Histórico a mistura das raças, da música e das religiões. E ainda, a igreja mais conhecida de Salvador, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, também de arquitetura barroca.
É na área do Centro Histórico de Salvador onde estão alguns pontos turísticos que não podem deixar de ser visitados como, o Pelourinho - bairro com o conjunto histórico mais importante da cidade -, o elevador Lacerda – que faz a ligação entre a cidade Alta e a cidade Baixa -, o Mercado Modelo - tradicional centro de artesanato típico da Bahia -, etc. 
As atrações mais demandadas pelos turistas são as igrejas, os shows do grupo Olodum, os museus, os bares e restaurantes, as atividades nas praças e as atividades gratuitas. O que mais agrada esse publico é o povo baiano, o conjunto arquitetônico e o Pelourinho, as igrejas, a cultura e a história e a vista à Baía de Todos-os-Santos.

O Pelourinho


Anexo2
Fonte: http:www.sinduscon-ba.com.br
O Pelô, como é conhecido e chamado carinhosamente pelos moradores, é caracterizado pela mistura dos costumes, pelo colorido do artesanato local, pelo cheiro gostoso da culinária baiana, pelo som dos tambores que tocam incessantes a todos os corações que por ele passam. E é por muitos considerado como centro histórico-cultural de Salvador, seus quarteirões sobrados e ruas representam a história e diversidade étnica e cultural da cidade.
Hoje o Pelourinho é conhecido como o lugar que abriga o mais rico conjunto arquitetônico barroco de Salvador, abriga mais de oitocentos casarões que estão transformados em bares, restaurantes e pousadas.
Com toda essa beleza, o Pelourinho serviu de fonte de inspiração para muitos compositores, não só baianos, como de outros estados a exemplo, temos o carioca Jorge Aragão. 
Musica: Sanguiné (pelourinho) 
Compositor: Jorge Aragão


Menino, me leva pro Pelourinho
Menino, me leva pro Pelô
Menino, me leva pro Pelourinho
Menino, me leva pro Pelô
Me guia, quando eu ficar sozinho
Nos becos e guetos de Salvador  Me guia, quando eu ficar sozinho
Nos becos e guetos de Salvador
Me empresta esse dom de saber do poder  San Guiné  A cura que tantos procuram pros males do amor  Tem gente que jura por tudo que nunca provou  Me leva, que eu também sou de fé  Também posso tudo, se Deus quiser  Me leva, que eu também sou de fé  Também posso tudo, se Deus quiser
 
 http://letras.mus.br/jorge-aragao/144651/
O Elevador Lacerda


Anexo3
http://www.bahia-turismo.com/salvador/elevador-lacerda.htm
O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador, um dos mais conhecidos cartões portais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos.
Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 1873.
O Elevador Lacerda foi idealizado pelo empresário Antonio de Lacerda (1834-1885), construído com a ajuda de seu irmão, o engenheiro Augusto Frederico de Lacerda e financiado por seu pai Antônio Francisco de Lacerda. Antônio de Lacerda estudou engenharia nos EUA, mas retornou ao Brasil antes de completar o curso.
Anexo4
http://www.bahia-turismo.com/salvador/elevador-lacerda.htm
A construção foi iniciada em 1869, sendo um grande desafio de engenharia para a época. Foi necessário a perfuração de dois túneis em rocha, um vertical, para abrigar a primeira torre, e outro horizontal, para dar acesso à rua. Foi inaugurado em 1873, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição, com apenas uma torre.

Do alto do Elevador Lacerda tem-se uma bela vista da Baía de Todos os Santos,do Mercado Modelo e de grande parte da cidade de Salvador.
O elevador transporta, em média, 27 mil pessoas por dia. O percurso é feito em 30 segundos.
Ele é um dos cartões postais da cidade de Salvador e um dos pontos turísticos mais visitados da Bahia.

O Mercado Modelo


Anexo 4
Fonte:http://www.salvador-bahia.tur.br/portugues/mercado-modelo-salvador-bahia.htm 

O Mercado Modelo reúne o que há de mais expressivo nas tradições locais, desde os trabalhos de arte realizados por artesãos, até a comida que é símbolo do estado.
Uma visita ao Mercado Modelo já começa a valer a pena mesmo do lado de fora. O Mercado Modelo está localizado na cidade baixa de Salvador, mais precisamente na Praça Cayru.
Atualmente, são mais de 260 lojas dentro do mercado que vendem os mais variados tipos de arte baiana. Aqui, é possível encontrar rendas, tapeçarias, pinturas, objetos de decoração, artigos em cerâmica e lembrancinhas dessa cidade única no Brasil. Isso sem falar nos trabalhos com pedras preciosas, bijuterias, jóias, figas, couro, prataria, e tantas outras peças que impressionam por sua qualidade e riqueza de detalhes, cores e formatos. Tudo desenvolvido com a grande influência da cultura africana, além do toque da presença europeia e a simplicidade dos índios brasileiros. Mistura que resulta em uma expressão artística que só se encontra na Bahia. A riqueza e a qualidade dos artigos oferecidos é tanta, que o Mercado Modelo atrai não só turistas estrangeiros, mas também visitantes brasileiros e até mesmo os soteropolitanos, que têm a sorte de morar bem próximo dessa atração tradicional imperdível.
Para completar a visita ao Mercado Modelo, ainda estão disponíveis bares espalhados em meio as lojas, onde é possível encontrar bebidas típicas da Bahia e quitutes locais.
E como todo ponto turístico de Salvador, o Mercado também tem suas curiosidades, como a descoberta de túneis no subsolo do prédio – utilizados para o armazenamento de produtos. Mas as lendas populares relatam que o local servia para guardar escravos recém chegados. E há ainda quem diga que ouve o barulho das correntes dos escravos da época. 
Curiosidades não faltam dentro do Mercado, que além de local para o comércio é também o ponto artístico e cultural, que reúne desde capoeiristas, até músicos e poetas. 


FONTES:
www.bahia-turismo.com
www.salvador-bahia.tur.br
www.salvadorbahiabrasil.com
www.turismo.gov.br
www.sinduscon-ba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário