segunda-feira, 13 de maio de 2013

Farol e Porto da Barra






     O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio (Fig.5), localizado no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, construído em 1698, e de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, foi o primeiro do Brasil e o mais antigo do continente, inaugurado em 1839 com um farol mais moderno fabricado na Inglaterra. Funcionando, no mesmo forte, desde 1998 o Museu Náutico da Bahia.
     Durante a visita ao Forte, foi observado o acesso ao local, tanto por pedestres, através de pontos de ônibus próximos, quanto para quem tem carro, através de estacionamento próximo também. Na área externa do Forte, há barracas que vendem lanches e na maior parte do tempo há uma viatura estacionada, assim como, vendedores ambulantes agradando os visitantes e vendendo seus produtos e até se oferecendo para tirar uma foto do turista. No Museu Náutico, a visita custa R$10,00 (inteira) e R$5,00 (estudantes), e a Torre do Farol fecha o acesso durante uma hora do seu tempo de funcionamento. Este, é de Terça à Domingo das 08h30min às 19h e nos meses de Janeiro e Julho, funciona diariamente. As visitas guiadas são com hora marcada e toda a instrução a exposição e venda dos produtos do museu, são em inglês e português (Fig.6), e todo visitante recebe um folheto informativo. Há diversos restaurantes na localidade do Forte e a prática de esportes é frequente, vendo muitas pessoas correndo na orla.
     O ponto negativo do acesso ao Museu é que não há rampa para cadeirantes (Fig.7) e a famosa volta pelo Forte tem a parte de cimento muito estreita, dificultando o acesso dos mesmos. Porém a parte externa é composta de uma grande rampa, que possibilita o acesso de todos a frente do Forte (Fig.1).
     Já na praia do Porto da Barra (Fig.10), engloba o Forte de São Diogo, erguido na base do morro de Santo Antônio, tendo sua construção remontada ao Governo Geral de Dom Diogo de Meneses Siqueira entre 1609 e 1613, tendo a sua planta alterada várias vezes e reconstruído a partir de 1626 por causa das invasões holandesas. a Cruz de Malta do Porto da Barra representa o desembarque de Thomé de Souza, o primeiro Governador-Geral do Brasil.

                                          Foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1246421

      No trajeto do Farol da Barra até o Porto há vários pontos de ônibus, porém o estacionamento de carros é limitado, gerando até multa em alguns locais. A segurança no Porto da Barra é estabelecido por um posto policial (Fig.4) em frente ao Instituto Mauá (Figs. 3 e 8) e por algumas viaturas que rondam o local. Nesta parte há também várias vendedores ambulantes e restaurantes à beira mar.
     Segundo o Terra Magazine, em 2007, a praia do Porto da Barra está num site de turismo do jornal inglês como a terceira melhor praia do mundo, mostrando também em sua página, alguns aspectos positivos e negativos da praia.
     O ponto negativo do Porto, é também a falta de rampas para cadeirantes e sinalização para deficientes visuais, e a má destribuição de lixeiras, provocando acúmulo de resíduos no local e até mesmo que os banhistas atirem lixo no mar.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Farol_da_Barra_%28Bahia%29
http://terramagazine.terra.com.br/jequietcong/blog/2007/03/14/praia-da-bahia-e-a-terceira-melhor-do-mundo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_S%C3%A3o_Diogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário