segunda-feira, 13 de maio de 2013

Parques Públicos de Salvador.

O Parque do Abaeté


Foto: http://www.litoralnortebahia.com.br/salvador/lagoa-do-abaete

A lagoa de água escura cercada de dunas de areia branca, imortalizada pelas canções de Dorival Caymmi. Um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade, a Lagoa do Abaeté resulta do represamento de antigos rios que corriam na região e do acúmulo de água de chuva. Uma curiosidade é que a água tem temperatura diferente em vários trechos, resultante de correntes que não se misturam. A profundidade chega aos cinco metros, e a coloração escura é determinada pelos minerais e microorganismos presentes em toda a extensão da lagoa.

As dunas são formadas pelo acúmulo de areia vinda da Praia de Itapuã e adjacências foram emolduradas, com o passar do tempo, por cobertura vegetal.
Essa vegetação desempenha um importante papel na preservação da flora local, e entre as espécies mais encontradas estão orquídeas (algumas de espécies raras) e árvores frutíferas, como goiabeiras e cajueiros. A área de Proteção Ambiental desde 1987 é um dos maiores centros de lazer ecológico do Nordeste.
O Parque do Abaeté ocupa uma área de 400 hectares, e desde que foi criado, em 1993, passou a ser um importante pólo de lazer ecológico de Salvador. A área urbanizada, quase metade do total do parque, reúne atrativos, naturais e culturais, como Casa da Música, lanchonetes, restaurantes, lojas de artesanato, playground e 17 quiosques para a venda de coco e de comidas típicas.
O Abaeté é, inclusive, porto de diversas manifestações de cultos afro-baianos, que utilizam o local para deixar oferendas a Oxum, o orixá da água doce. E palco de lendas também: uma delas conta que, às margens da lagoa, é possível ouvir sons de atabaques de candomblé sem que se identifique sua origem.
Fotos:http://www.litoralnortebahia.com.br/salvador/lagoa-do-abaete
Atualmente moradores da região estão insatisfeitos com a gestão do parque, pois está em falta com a segurança, iluminação. Afirmam que a visitação do parque diminui bastante e que há cachorros e cavalos nas aguas da lagoa e areia está ficando suja.
O museu  Casa da musica, quase já não recebe visitas e os turistas ficam pouco no parque por conta da falta de segurança do local. A situação está desfavorável também para os donos de bares e para as baianas do acarajé pois o movimento nas vendas diminuiu bastante.
 “Nós estamos observando à distância, não chegamos a entrar, só ficamos na ‘porta’ para tirar uma fotografia da lagoa, mas não tivemos coragem de entrar”, admite Paulo Augusto Sgorlon.

Parque Metropolitano de Pituaçu

Foto: Erik Pzado

Criado em 4 de setembro de 1973. Abrange uma área preservada de aproximadamente 450 hectares onde foi catalogada grande numero de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
          Pituaçu é um dos raros e mais belos parques ecológicos brasileiros situados dentro da área urbana. Ele tem uma infra-estrutura que permite, ao mesmo tempo, o uso pela população e a preservação do espaço, que é a maior área verde de uso público de Salvador. 
Considerado um dos principais locais de lazer da população da capital e região metropolitana de Salvador, conta com serviço de aluguel de equipamentos para passeio na ciclovia de 15 km, instalada no entorno da lagoa, além de inúmeras outras oportunidades de descanso e contato com a natureza, como a pista de Cooper e o os pedalinhos. São desenvolvidas diversas atividades como corridas, caminhadas, remos, trilhas além de educação ambiental, plantio de mudas e reflorestamento.
Campanha Publicitaria. Fonte: www.avab.org.br

Ciclovia - Fonte: www.commons.wikemedia.org
O parque está localizado entre a orla de Pituaçu e as avenidas Jorge Amado e Paralela em frente ao CAB. Para quem quiser visitar, funciona de segunda a sexta das 8h as 17h e aos finais de semana e feriados das 8h as 18h.

Fonte: Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMA
            

Parque Municipal Joventino Silva

Foto: www.arquitetandonanet.blogspot.com

Está localizado na área urbana da Cidade do Salvador, no bairro da Pituba, tendo sido criado pelo Decreto Municipal nº 4.522 de 30 de outubro de 1973.
Considerado uma área de conservação ambiental, contribuindo para a preservação de animais e plantas típicas da região, com consequente beneficio para população. O Parque da Cidade tem 720 mil metros quadrados. Dentre a vegetação se destacam algumas plantas típicas de dunas como o cajueiro, a mangabeira, cajazeira, gravatás, orquídeas e cactáceas. A vegetação da mata constitui-se dentre muitas, exemplares de sucupira, pau-paraíba, pau-pombo, aroeira, gameleira, e embaúba além de diversos arbustos e uma enorme variedade de bromélias e orquídeas. Possui ainda, cerca de 20 tipos de árvores frutíferas como: mangueiras, jaqueiras, dendezeiros, Jamelão e outras.
O Parque conta com um anfiteatro para shows e eventos, proporcionando a população momentos de enlevo cultural.   Além de ciclovia, pista para Cooper  com 3.500 metros, equipamentos de ginástica e de entretenimento infantil, lanchonetes, bicicletário e sanitários adaptados para deficientes físicos.
Foto: www.arquitetandonanet.blogspot.com

Recentemente o prefeito de Salvador, ACM Neto anunciou  a revitalização do Parque da Cidade com investimentos previstos de R$ 2 milhões. A ação foi anunciada após visita no local e reforma deverá começar no mês de abril. O gestor informou ainda que irá consultar parcerias público privadas para garantir o melhor formato de requalificação do espaço.
“Estamos definindo o orçamento, inclusive buscando parceiros na iniciativa privada para não só investirem na recuperação, mas também garantirem a manutenção do parque. Temos um patrimônio no coração da cidade de Salvador que é belíssimo, mas que está mal cuidado, não vem recebendo nos últimos anos a atenção e o zelo devido. Quero também conversar com o governo do estado para garantir intervenções na área de segurança pública”, disse.
 O Parque da Cidade funciona todos os dias da semana, inclusive nos feriados, das 6 às 18 horas. E está localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, S/N, Itaigara.
Fonte: Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMA
           Entrevista:
Foto e entrevista: www.tribunadabahia.com.br
            
Acerca do assunto Ney Campello, secretario especial da copa disse em entrevista ao tribuna da Bahia (13/05/13): "Acho que investimentos em termos de recuperação dos nossos parques estão muito a desejar. Nós estamos precisando de fato de uma aceleração de investimentos. Responsabilizo, em primeiro lugar, o último governo municipal que, durante oito anos, nada vez. Porque foram oito anos de absoluto apagão administrativo na nossa cidade. E apagão de investimentos dessa natureza. Esperamos que, com esse novo governo, a gente tenha maiores investimentos da prefeitura no que tange aos parques municipais. Sei que existem também os parques estaduais. Tenho, inclusive, conhecimento de recursos que estão sendo alocados pela Conder que vislumbram 2014, não 2013, para a recuperação, revitalização, inclusive com ciclovias, no Parque de Pituaçu. Certamente, Pituaçu estará recuperado. Mas são muitos os outros parques que tem. O parque da Lagoa do Abaeté, você tem no subúrbio São Bartolomeu, então há a necessidade de fato, tanto no nível municipal quanto no nível do governo do estado, de maior investimento para garantir que estes parques estejam para a Copa de 2014 prontos para receber com mais qualidade e, sobretudo, para a população, que independente de Copa, precisa ter isso até como legado, uma revitalização, com iluminação, com segurança. Veja que parque também nunca é só de um ente. Porque não adianta você recuperar um parque, mas, por exemplo, a iluminação é municipal, a segurança é estadual. Então precisa aí uma associação de esforços entre estado e prefeitura para garantir isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário